O sistema de suspensão de carro pode parecer bastante simples à primeira vista. Quando se trata de suspensões de carros, alguns motoristas pensam apenas em amortecedores e molas. Na realidade, porém, a suspensão de um carro é muito mais: ela é composta por muitos componentes e influi o comportamento do veículo de várias maneiras.
Existem também vários tipos de suspensão, porque é pensado e desenvolvido para cada tipo de veículo, levando em consideração custo final, escopo e outros fatores. É importante que os proprietários de automóveis tenham um conhecimento básico desse sistema e de seus componentes de suspensão.
A suspensão é um elemento de segurança e conforto tanto para o motorista quanto para os passageiros do carro. Por isso, ao se perceber sinais de desgaste nos componentes da suspensão, você deve chamar um profissional e assim evitar que o problema se exacerba e possa provocar o desgaste de outras peças ou até mesmo acidentes.
O que é suspensão do carro?
A suspensão é um conjunto de peças que ajudam a estabilizar um carro.
É um conjunto de componentes que trabalham em tempo integral conectando o chassi às rodas e garantindo que esteja sempre em contato com o solo, que os choques sejam absorvidos pela roda, que os ocupantes do carro tenham conforto ao dirigir em diferentes estradas e que haja estabilidade nas curvas.
Tipos de suspensão de carro
É preciso saber que cada modelo de veículo possui um tipo de suspensão, e isso vai depender de vários fatores. Porém, é importante conhecer as opções:
Suspensão independente: cada roda sofre um impacto de forma isolada sem repassar para a outra;
Suspensão semi-independente: uma parte dos impactos é transferida para a outra roda durante a direção;
Suspensão dependente: os movimentos de uma roda são compartilhados com a outra do eixo.
Agora você já sabe a importância da suspensão do carro para estabilidade e segurança.
Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!