Óleo de câmbio: quando trocar o óleo do câmbio automático ou não? A resposta definitiva para essa pergunta está aqui!
Os carros automáticos já figuram mais da metade do mercado total de carros no Brasil. Ao medida que esses carros se expandem para a estrada mais e mais perguntas surgem sobre eles. O mais usual envolve a substituição do fluido da transmissão automática, como alguns fabricantes recomendam, outros não.
Troca-se ou não o óleo do câmbio automático?
A resposta é simples: depende! Isso ocorre porque uma troca de carro pode exigir uma troca em determinada quilometragem. Em outros casos, há transmissões automáticas que nem precisam de troca de fluido porque duram a vida toda.
Para ter certeza se seu carro precisa ou não, está sempre no manual do proprietário. É o que comenta Pablo Bueno, engenheiro mecânico da YPF Brasil. A resposta se o lubrificante precisa ser trocado está no manual de fábrica do veículo. A montadora descreve o óleo e sua vida útil no sistema de transmissão. “.
Nenhum fabricante recomenda um processo que prejudique seu produto ou seus clientes. Se lhe disserem que não precisa trocar o fluido hidráulico de sua transmissão automática, isso não é verdade.
Quais são os tipos de óleo para câmbio automático?
Os lubrificantes aplicados nas transmissões automáticas mudam conforme sua base, seja ela mineral, sintética ou semissintética. Os lubrificantes YPF Brasil da linha Hidro ATF, por exemplo, respondem diferentes tipos de transmissões com níveis de execução para cada tipo de aplicação.
“Cada mudança é desenvolvida e montada de forma diferente, por exemplo o CVT, essa tecnologia requer aditivos diferentes do óleo de transmissão automática convencional. Nossos lubrificantes são compatíveis com as principais especificações do mercado de transmissões automáticas, como: exemplos incluem GM Dexron, Ford Mercon, Honda HCF-2 e Toyota CVTF ”, explica Bueno.
E no câmbio automático do tipo CVT?
A lógica para trocar o óleo em uma transmissão automática CVT é a mesma de qualquer outro tipo de caixa de câmbio: ou ele é substituído ou pode ser removido. Tudo vai depender da recomendação do fabricante do veículo que pode ser encontrada no manual do proprietário.
Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!