Disco de freio: vamos saber um pouco sobre sua importância. Entre os sistemas que garantem a segurança do carro é claro, o sistema de freios ocupa o primeiro lugar.
Por ser um grupo complexo com múltiplos componentes, é necessário algum conhecimento técnico para poder diagnosticar os problemas e oferecer corretamente ao comprador os itens necessários em caso de substituição ou manutenção.
O que é um disco de freio?
Freios a disco são discos feitos de material rígido que são fixados nos cubos das rodas de veículos com este tipo de sistema.
Funcionam com pastilhas de freio. Este sistema reduz a rotação das rodas, diminuindo a velocidade das mesmas. Cada roda tem um disco preso ao cubo.
A seguir, veremos como funciona esse sistema, que tipos de discos de freio existem e quando os discos precisam de manutenção.
Como funcionam os discos de freio?
Em geral, a operação é simples.
O disco é preso ao cubo da roda para que girar juntamente a ela.
Cada disco de freio possui, acoplado a ele, um componente chamado pinça. No interior dessa pinça, ficam as chamadas pastilhas de freio.
Quando você pressiona o pedal do freio, o fluido de freio circula dentro do cilindro e transfere pressão para a pinça.
Como resultado dessa pressão, a pinça pressiona as pastilhas contra o disco de freio. A fricção entre a pastilha e o disco ameniza a velocidade do mesmo. Como o disco está preso à roda, então está travado também.
No entanto, o atrito entre o disco e o revestimento pode facilmente fazer com que o disco superaqueça e chegue a 600 ° C.
A revisão é essencial para verificar outros componentes que poderiam afetar o desempenho dos freios como, por exemplo, o amortecedor do carro. Quando ele não está nas condições ideais pode aumentar a distância de frenagem do veículo.
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