Há mais de três décadas, Lima Duarte mantém uma joia automotiva que tem muita história para contar e até apareceu em novela. Há poucos dias, o intérprete de personagens marcantes da TV e do cinema mostrou aos seus seguidores nas redes sociais seu xodó: uma picape Ford F-1000 1986 que o ator diz ter usado em “Roque Santeiro”, trama exibida na TV Globo entre junho de 1985 e fevereiro do ano seguinte. Na trama, ele deu vida a Sinhozinho Malta, fazendeiro que teve um triângulo amoroso com Porcina (Regina Duarte) e o personagem que deu nome ao folhetim, interpretado por José Wilker. “Essa caminhonete era do Sinhozinho Malta. Estou certo ou estou errado?”, diz o ator de 92 anos em vídeo publicado no Instagram e no TikTok, com o utilitário ao fundo. Ele repete o bordão que ajudou a tornar seu personagem famoso na década de 1980.
Aparentemente, a gravação aconteceu no sítio onde mora Lima Duarte, no interior de São Paulo. “Quando terminou a novela, a Ford meu deu a caminhonete. Eu mantenho ela aqui entre as árvores, pois fica mais solene”, explica o artista. Para a surpresa de muitos fãs, Duarte acrescenta que sua F-1000 já rodou mais de 1 milhão de km “sem mexer no motor”: Lima Duarte conta que recebeu picape de presente assim que a novela terminou, em fevereiro de 1986.
“Não estou fazendo propaganda, até mesmo porque a MWM faliu”, destaca, referindo-se à fabricante do propulsor de quatro cilindros a diesel da picape, capaz de render cerca de 85 cv. Na verdade, a empresa acaba de ser adquirida pela multinacional brasileira Tupy por R$ 855 milhões. O ator deixa claro que, para atingir tamanha quilometragem ao longo dos últimos 36 anos, viajou bastante ao volante da sua F-1000. Não sabemos quantos quilômetros marcava o hodômetro quando o veículo passou para as mãos do seu atual dono – muito provavelmente, bem poucos. “Só a Manaus [AM] eu fui duas vezes, eu e o Armando Bogus [o Zé das Medalhas de ‘Roque Santeiro’, que faleceu em 1993, aos 63 anos]”. A Ford do Brasil não perdeu tempo e comentou a publicação no Instagram. “Entre as árvores ela está realmente mais solene, Lima Duarte! Mais de um milhão de quilômetros não é para qualquer um, hein? Que demais essa parceria de longa data, sem dúvidas tem muita história e aventura a bordo da caminhonete do Sinhozinho Malta”, escreveu a montadora.
Picape aparece diferente em ‘Roque Santeiro
Na novela global, Sinhozinho Malta usava uma limusine Ford Galaxie Landau com chifres no capô e a F-1000. Contudo, quem acompanhou a trama poderá recordar que a picape do personagem tem cabine simples e aparência original, trazendo grade com detalhes cromados. A picape exibida por Lima Duarte nas redes tem cabine dupla, apesar das duas portas, dianteira diferente e outra cor de carroceria: azul, enquanto em “Roque Santeiro” o utilitário aparece com pintura cinza. Reportagem veiculada pela TV Globo veiculada em dezembro de 2012 mostra a F-1000 com o mesmo visual que tem hoje e explica o que aconteceu. Na verdade, o utilitário ganhou nova cor, cabine mais espaçosa e outra dianteira por encomenda do artista após o término da novela. O trabalho foi executado pela Souza Ramos, hoje representante oficial da Mitsubishi no Brasil e que na época era revendedora Ford especializada em modificar carros e utilitários da marca norte-americana – daí as iniciais “SR” na grade do motor.
Fonte: uol.com.br