Saiba como se prevenir de combustíveis adulterados na hora de abastecer!

Perda de desempenho do automóvel, contaminação do óleo ou até danos irreversíveis nos componentes do motor. Muitos são os problemas que podem ser ocasionados pelo uso do combustível adulterado. Por isso, nós separamos algumas dicas para te ajudar a prevenir que incidentes como esses ocorram.

Como posso me prevenir?

  1. Procure sempre abastecer em postos de confiança: Postos confiáveis geralmente apresentam painel de preço, bombas com selo do Inmetro e etiqueta com o CNPJ e endereço do posto.
  2. Fique atento ao preço cobrado: Desconfie de postos que vendem o combustível por um valor muito inferior ao do restante do mercado ou então apresentem o mesmo valor para a gasolina normal e a aditivada.
  3. Cuidado com a coluna vermelha do densímetro: Caso abasteça com etanol, preste atenção a linha vermelha do densímetro – equipamento acoplado à bomba – se estiver acima do nível do líquido, o combustível está fora das especificações.
  4. Exija a nota fiscal: É obrigação do posto fornecer a nota fiscal para que assim haja reembolso ao consumidor em caso de irregularidade no abastecimento.

Lembre-se também que se estiver desconfiado quanto a procedência do combustível, você pode solicitar a testagem. Assim, o estabelecimento tem a obrigação de comprovar que o produto segue as especificações exigidas.

Como saber se meu combustível está adulterado?

Se mesmo com todas as precauções, você abasteceu o carro com combustível adulterado, fique tranquilo pois existem algumas maneiras de identificar.

  1. Sinalização do sistema de injeção: Caso a luz de alerta da injeção acender no painel do carro, fique atento pois pode indicar a presença de combustível adulterado que está dificultando o funcionamento desse sistema.
  2. Dificuldade de partida do carro: Se o seu veículo está “engasgando” ao dar partida, pode ser que o motor esteja sendo alimentado com combustível adulterado.
  3. Aumento do consumo de combustível: Fique atento ao consumo do combustível, combustíveis adulterados acabam mais rapidamente do que os que atendem as especificações

Fonte: rotasdeviagem.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *