4 sinais de que o combustível do seu carro está adulterado

Muitas pessoas não sabem, mas, no Brasil, existem cerca de 60 milhões de automóveis registrados. No entanto, estima-se que a frota total de veículos é muito maior do que esse número, atingindo valores que passam da casa de 100 milhões de veículos.

Esses dados, inclusive, encontram-se disponíveis no banco de dados da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura. Além disso, como são públicos, você também pode achá-los no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Nesse sentido, para abastecer esse número significativo de automóveis, é preciso ter uma gasolina de qualidade. Porém, nem todos os postos de abastecimento realmente cumprem com o contrato social e financeiro estipulado com o Estado em relação ao fornecimento de combustíveis.

Ocorre que, eventualmente, algumas pessoas caem em golpes, abastecendo seus veículos com uma gasolina adulterada e sem nenhuma qualidade. Nesse sentido, para te ajudar a descobrir se você caiu em alguma trapaça e seu carro foi abastecido com gasolina adulterada, separamos alguns indícios que apontam que o seu combustível pode estar contaminado. Confira aqui essas dicas!

Luz de alerta do motor

Quando a luz do painel do seu carro acende com um desenho de um motor, isso indica que algum tipo de anomalia está ocorrendo no sistema de injeção eletrônica. Nesse sentido, o combustível adulterado pode ser uma dessas causas de anomalia.

Esse sistema, em síntese, pode possuir problemas para lidar com o etanol ou a gasolina que foi adulterada. Dessa maneira, a luz do painel irá manter-se acesa. Obviamente essa não é a única causa que faz a luz do motor acender. No entanto, se você abasteceu seu carro e, logo em seguida, a luz acendeu, isso é um forte indício de gasolina adulterada.

O consumo do seu carro aumentou

Um dos sinais bem comuns de gasolina adulterada é o aumento do consumo de combustível do seu carro. Se você abasteceu o seu automóvel em um posto novo, que você não está acostumado a frequentar, e notou que a gasolina acabou muito rápido, desconfie. Provavelmente a gasolina que abasteceu o seu veículo está adulterada.

Não é normal você estar acostumado com um certo consumo de combustível e esse padrão se alterar repentinamente. Inclusive, vale mencionar que esse é um dos indícios mais comuns de combustível adulterado.

O óleo do carro está contaminado

Se o óleo que saiu do cárter estiver contaminado, com mudanças em relação às características esperadas, isso também pode ser um indício de que o combustível que você utilizou está adulterado. Geralmente, as mudanças no óleo são ligadas à gasolina com solventes ou ao etanol com água demais.

Seu carro está com desempenho ruim

Se por acaso seu veículo parece estar perdendo a potência, ou seja, parece estar mais “fraco” que o normal, esse é outro sinal que você deve desconfiar. Geralmente, se seu carro se comporta de uma certa maneira quando você está dirigindo, e, do nada, ele muda, algo não está correto com ele.

É importante deixar claro que todas essas dicas não estão necessariamente ligadas ao combustível adulterado, podendo, portanto, existir outras razões que desencadeiam essas questões. Não se deve desconsiderar outras possibilidades, e sempre mandar fazer a revisão do seu veículo para encontrar de fato o que está causando um determinado problema.

E aí, gostou? Então nos conte o que você achou dessas dicas!

Fonte: rotasdeviagem.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *