O disparo de um motor a diesel é um fenômeno assustador que, se não for interrompido, pode destruir o propulsor em poucos minutos. Geralmente isso ocorre quando um problema em algum dos componentes do propulsor passa a permitir a passagem de óleo lubrificante para o cilindro. Esse óleo começa a ser queimado, e, mesmo que se tente desligar o carro e cortar o combustível, o motor segue funcionando – e de forma descontrolada.
A rotação do motor fica altíssima, bem acima dos limites projetados pela montadora. Do escapamento sai uma nuvem de fumaça branca, e o ruído fica muito alto. Se não for parado a tempo, o propulsor irá continuar disparado até o momento em que as capas das bielas se soltem e partam o bloco do motor em milhares de pedaços.
Mas, afinal, o que leva o motor a diesel a disparar? O que fazer quando isso ocorre?
O que leva o motor a diesel a disparar e como resolver o problema
O fato é que até os motores a diesel mais modernos estão sujeitos a disparar, pois o propulsor com esse tipo de alimentação tem uma estrutura diferente dos alimentados por outros combustíveis, como por exemplo a gasolina.
Carros movidos a gasolina tem a queima de combustível controlada pela injeção de ar no sistema. Basicamente, quanto mais se acelera nesse tipo de carro, mais ar entra e mais combustível é injetado nas câmaras de combustão.
A história com o motor a diesel é outra, já que o controle da injeção é apenas do combustível – a admissão do ar não é controlada. Por isso, se algum problema possibilitar a entrada de óleo lubrificante na câmara de combustão, o propulsor vai disparar e só vai parar quando o óleo do motor acabar ou quando o motor quebrar totalmente.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento!
Fonte: garagem360.com.br