Por ser um negócio tão simples e discreto, a vela de ignição muitas vezes passa despercebida para muitos motoristas. Mas fique atento: ela deve ter uma atenção especial, já que é a peça que é encaixada na cabeça do cilindro e que é responsável por gerar a centelha que provoca a explosão da mistura ar/combustível, a consequente movimentação do pistão e o funcionamento do motor.
Com as constantes variações nos preços dos combustíveis, precisamos estar atentos a todos os detalhes que envolvem a adequada manutenção dos motores dos veículos, e as velas de ignição são peças importantes para diminuir o consumo, pois são responsáveis por fornecer centelhas (faíscas) que garantem a correta queima do combustível.
Existem alguns sinais de irregularidade os quais sugerem que o jogo de velas pode estar com problemas e que está na hora da substituição. Dentre eles, vale a pena destacar as dificuldades na partida do veículo, a alteração na marcha lenta, falhas do motor em situações de retomada de velocidade, e a principal preocupação do momento em que vivemos: o aumento no consumo de combustível. Esses sinais podem aparecer quando existem problemas não somente nas velas, mas também em todo o sistema de ignição do veículo, que envolve, além do jogo de velas, a bateria, a bobina e os cabos de distribuição.
Normalmente as velas são trocadas a cada 50 mil ou 60 mil km, mas precisam ser checadas a cada 10 mil km. Sempre consulte o manual do seu automóvel para saber os intervalos de substituição e as especificações de cada peça.
Isso é importante porque peças fora das recomendações de fábrica podem avariar outros componentes do motor, o que fará o condutor gastar um bom dinheiro. Por exemplo, uma vela com rosca maior poderá encostar no pistão e, do mesmo modo, um encaixe incorreto ou aperto excessivo do equipamento poderá quebrar a vela e avariar a rosca do cabeçote.
Um kit de velas original custa em torno de R$ 50 a R$ 150 dependendo da marca e do modelo. Na troca, peça também para verificar os cabos e bobinas de ignição, porque o mau funcionamento dessas peças também pode interferir na produção correta das centelhas.
Sempre que sentir seu carro falhando, com alteração na marcha lenta ou dificuldades na partida, leve o carro a um reparador para se certificar de que não há problemas. Assim, se houver algum problema, você conseguirá saná-lo preventivamente.
Traga seu carro para a Auto Prime e resolveremos seu problema!
Fonte: oficinaszfprotech